Seguidores

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Meu Amigo pH


AINDA SEGUINDO INSTRUÇÕES DE MEU DILETO, SUMIDO, MAS SEMPRE LEMBRADO CIMITAN, VOLTO A ESCREVER CERTAS OBSERVAÇÕES DO COTIDIANO.


Meu Amigo pH


Comecemos pelo Mr. Ellis, aquele que se chamava Arthur e foi o juiz da partida que a seleção húngara venceu a nossa por 4 x 2 na Copa da Suiça, em 1954.

Eu tinha dez anos, vivia em São Paulo, só pensava em futebol. Liguei na Rádio Bandeirantes, 840 kilohertz, ao meio-dia de um dia de semana e lá estava Edson Leite e Gillette Azul a narrar no meu radinho de pilha, cheio de estáticas, a voz do speeker ia e voltava, sumia, e aumentava a tensão. Tudo pela vitória !

Começou o jogo e aos sete minutos eles já haviam feito dois gols, eu não estava acreditando... Aos dezoito minutos Djalma Santos marcou um de penalti, Lantos marcou o terceiro da Hungria em seguida, quatro minutos depois Julinho, grande Julio Botelho, diminuiu e Kocsis acabou com nossas esperanças aos quarenta e dois.


Para quem estava no estádio foi um jogo normal, os penaltis foram justos, apesar das tres expulsões, duas nossas, Nilton Santos e Humberto. A seleção canarinho eliminada da Copa. Chorei.


Para quem ouvia o rádio, a conversa era outra: Mr. Ellis estava nos roubando descaradamente, Edson Leite a transmitia qual uma pugna greco-romana, nós, pobrezinhos sul americanos mal nutridos, sendo achincalhados no país mais civilizado do mundo. Terminou o jogo e aqui só se falava naquele ladrão, ingles filho da puta. A 'Gazeta Esportiva' estampou em letras garrafais.


Falemos de outro Mr. Ellis, esse chamado George, ou será Jorge ?, um carioca da gema. Almocei com ele no sábado. Foi então que Mr. Ellis, o daqui, contou-me, entre outras coisas, que levou vários cascudos de colegas seus, nos dias seguintes. Ser 'parente' do outro virou um estigma em sua vida - logo por causa dele, o outro - um sudito de S.A.R. Elizabeth II, ainda fresquinha no trono.


Mr. Ellis e sua encantadora e bonita mulher, haviam chegado do nordeste, tinham ido lá a procura de um cientista - quase bruxo - trocar idéias sobre o futuro da humanidade... Não foi possível: quando este apresentou-lhe a esposa, fulgurante senhora com um decote irrepreensível, estilo 'para frente e para o alto', meu amigo não conseguiu mais pensar, extasiado, hipnotizado, vendo aquele colo de seio trepidando, burunrunrun, qual areia movediça a engolir sentimentos vagos, talvez filhos da solidão.


Temos em comum meu 'abominável' amigo e medico pH, o dono da casa, calouro cantor de música americana, de Cole Porter a Johnnie Ray ('Just walkin' in the rain'). Simpatizante do bom malte ('Famous Groose', não deixa por menos), lembrou com ternura dos outroras soviéticos, salve Prestes, viva Nikita e Fidel !

Contudo, a Niemeyer, reticências...


pH, com sua inteligência acima da média (q.I.= 150), é um papo envolvente, se deixar, engole a madrugada contando 'causos' sentado no chão de sua casa, madeira-de-lei no piso, abstratos nas paredes, passando a mão na face, deslizando de cima, desde seus ralos cabelos, passando pela testa, nariz, queixo, até sua iniciante papada.


pH é 'bom de botéco', percebi, deve ser amigo do Jaguar. Teatral, gesticula, representa, é um showman, sob o olhar complacente da patroa, com admiração, dá gosto ver.


Ela serviu-nos requintado almoço, digno de Paul Bocuse: de 'entrée', uns carocinhos vermelhos, achei que era um sagú fora de sequência... Depois vi que era comida de gente inn.


Completando a mesa, Dr. Celso, ariano e normal (ufa!!) e esposa, ele com ares de embaixador. Contrabalançou...


pH nos meus tempos de vestibulando, era definido como o cologarítmo do potencial hidrogeniônico, medido em íons-grama por litro. Ou, em palavras acessíveis, o índice que mede a acidez de tudo que nos rodeia.


Hoje, pH é meu amigo.

Bem melhor assim.



5 comentários:

Anônimo disse...

Eu prometi que não voltaria, num comentário anterior:

Eduardo P.L disse...
Como já disse, não vou mais comentar neste blog, cujo autor não se digna responder os comentários!
E tenho dito! Embora em vão!

E outra observação: aqui esta parecendo a seção de ANUNCIOS FÚNEBRES dos Jonais....


Mas parece não adiantou.....

SUMIDO é quem posta sem muita regularidade, e não se dá ao trabalho de responder comentários, e pior, não visita ( e não comenta!) nos blogs dos seus visitantes! A blogosafera é uma via de duas mãos! Com com um mínimo de interatividade se consegue seguidores fiéis!
E não volto mais se o autor deste blog não se corrigir!!!!!!

Abçs finais....para ser bastante dramatico!

Anônimo disse...

Meu inesquecível Cimitan, não adianta voce ficar bravo, eu nao respondo não é por falta de educação, é porque até hoje eu não tenho muita intimidade com o manejar de um blog. Com o tempo, vou aprendendo, um dia ainda serei aquele blogueiro que meu caríssimo irá sentir orgulho, e dirá com seus botões:
- É meu peixinho !! Fui eu que ensinei a ele esses terríveis obstáculos...
Mas, como creio que você não usa botões, só camisetas Hering, vai demorar um pouco mais. Mas chego lá. Abs, Alo.

Anônimo disse...

Não acredito que ainda não saiba fazer um comentário!!!
Não acredito que não saiba responder, como acabou de fazer, comentários!
E porque não uso camisa com botões, vou ficar me perguntando a quem????

Forte e desolado abraço!

Anônimo disse...

Caríssimo Cimitan
Hoje almoçamos, Maria Vitória e eu, com o casal de meus compadres, ele, seu dileto irmão, ela sua querida cunhada. Foi no Pingüin.
Entre alguns choppes, Rosa prefere o escuro, depois de um sanduíche Psicodélico (marca registrada da Casa) e de um frango à passarinho, o mano perguntou-me de você. Ele relatou-me que seu telefone na Piacaba toca, toca, toca e ninguém atende...
Respondi que você deveria:

1. Estar completamente absorto no seu intrincado varal de idéias.
2. Estar no atelier, produzindo.
3. Estar no avião da Gol, indo para SP.
4. Estar no avião da Gol, voltando de SP.
(Gol é mais barato que TAM)
5. Estar no Rosa, bronzeando-se.
6. Estar no banheiro.

Esgotadas todas essas hipóteses, restou-me consolá-lo, ele, com saudades do distante mano.
Abs, Alo.

Anônimo disse...

Alo,

ele não vejo e não ouço há muito mais tempo que sua pessoa!
Estou em SP, e dia 7 estarei indo de GOL para a Piacaba! Mas meu celular e minha secretária sempre me encontram, esteja onde estiver! Mas agradeço as notícias!

Quem sou eu

Minha foto
Pugnador, objetivo e justiceiro

Arquivo do blog

Dos caminhos por onde andei

Dos caminhos por onde andei
Click na imagem e compre o livro.

Autor do blog no aeroporto de Florianópolis

Autor do blog no aeroporto de Florianópolis
Foto: E.P.L.

Minha CARICATURA

Minha CARICATURA
O "amigo da onça" se chama Eduardo P.L. Cimitan