Seguidores

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A DISCUSSÃO


Enfim, o primo realizou seu sonho, de sociedade com o amigo xipófago, alugou um pedaço de chão e água no pantanal mato-grossense. Uma casinha pequenina, gerânios em flor na janela, sabiá a cantar dentro dela, vasto terraço, uma rede ao fundo, uma cadeira de espreguiçar, só os 1.220 da rádio Globo permitia-se, para saber como estava o Tricolor no panorama esportivo.
O pedaço de chão e água tinha até nome - como nunca fui convidado a lá ter - não cheguei a sabê-lo. Mas, pelo que me narravam - caçadas e pescadas - tratava-se de simpático pedaço.
Chegou o dia, a fazendinha estava pronta para receber hóspedes. Mas, quem ?
O primo não teve dúvida, a pessoa ideal era o Dr. Anísio de Alameda Prata, fazendeirinho de poucos recursos, mas boa gente. Dr. Anísio solicitou levar seu amigo, Professor Oduvaldo Camarinha, aposentado, foi titular da cadeira de Educação Física, mais de trinta anos ajudando a modelar siluetas no ginásio de sua cidade. Contudo, detestava o ofício.
Dr. Anísio e Professor Oduvaldo formavam um par ímpar, viviam juntos, porém poucas palavras trocavam. Amigos até no silêncio.
O primo não sabia dessa característica, logo percebeu que havia entrado numa fria, como passar uns dias no pantanal, quieto ? Contudo, já que tá, que fique !
Na primeira madrugada, o sol a despontar, bolachas e leite em pó (dá gases), pescaram boa parte da manhã. No silêncio.
O primo gostou, peixe não gosta de barulho.
Almoçaram na casinha pequenina, dos gerânios em flor na janela. Comeram bem, quebraram o torto.
Findo o almoço, Dr. Anísio aboletou-se na rede, Professor Oduvaldo na espreguiçadeira, ao anfitrião restou ficar em pé, encostado na porta da entrada, sorvendo seu havana. Um luxo que não abria mão.
Deu-se o silêncio por sete minutos, começaram a conversar...
Dr. Anísio, escarrapachado na rede, chapéu cobrindo meio rosto, disse:
- Professor Oduvaldo Camarinha! com voz firme.
O primo respirou aliviado, afinal vamos ter prosa, quem sabe comentários da pesca ?
- Doutor Anísio de Alameda Prata, respondeu o mestre, voz embargada. Emoção.
Seguiu-se o silêncio.
Quatro minutos depois:
- Professor Oduvaldo Camarinha!! prosseguiu o Doutor.
Imediatamente houve o retruque:
- Doutor Anísio de Alameda Prata ! voz rouca, quase a cochilar.
O primo olhou o relógio, o horizonte, o calor, a "mansinha" na garagem, tanque cheio, gentileza do Doutor.
Outros cinco minutos:
- Professor Oduvaldo Camarinha!!
- Doutor Anísio de Alameda Prata !!!
O primo não se conteve:
- Se vocês prosseguirem com essa discussão, vou-me embora...

Um comentário:

anareis disse...

Querida(o) nova(o) amiga(o), estou precisando muito de novos amigos pra me auxiliarem no meu projeto. Estou criando uma minibiblioteca comunitária e outras atividades pra crianças e adolescentes na minha comunidade carente aqui na minha comunidade carente no Rio de Janeiro,eu sózinha não conseguirei,mas com a ajuda dos amigos sim. Já comprei 120 livros e também ganhei livros até de portugal dos meus amigos dos meus blogs:Eulucinha.blogspot.com ,se quiser pode visitar meus blogs do google,ficarei muito contente. A campanha de doações que estou fazendo pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 ou pode doar livros ou pode doar máquina de costura ou pode doar retalhos,ou pode doar computadores usados. Qualquer tipo de doação será bemvinda é só mandar-me um email para: asilvareis10@gmail.com , eu darei o endereço de remessa. As doações em dinheiro serão destinadas a compra de livros,material de construção,estantes,mesas,cadeiras,alimentos,etc. Se voce puder arrecadar doações para doar ao meu projeto serei eternamente grata. Muito obrigado pela sua atenção.

Quem sou eu

Minha foto
Pugnador, objetivo e justiceiro

Arquivo do blog

Dos caminhos por onde andei

Dos caminhos por onde andei
Click na imagem e compre o livro.

Autor do blog no aeroporto de Florianópolis

Autor do blog no aeroporto de Florianópolis
Foto: E.P.L.

Minha CARICATURA

Minha CARICATURA
O "amigo da onça" se chama Eduardo P.L. Cimitan